quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

13: A TENTAÇÃO DO CAPETA OU A PELEJA DE JOE COM O DIABO

Há muito tempo que venho
Esperando por esse dia
De me encontrar cara a cara
Com a vossa senhoria
E poder espalhar maldade
Por toda sua freguesia.

Olhe bem pra essa cara:
Ela é sua tentação
Eu venho espalhar discórdia
Dos santos sou perdição
Porque eu sou o Diabo
Lúcifer, o Satanão!

Depois de falar comigo
O senhor há de se sentar
A sua jornada santa
O senhor há de abandonar
Pois não há santo que me escute
Que possa continuar.

Joe olhou pra Satanás
E ficou admirado
Pois aquele home estranho
Dizia ser o diabo
Mas com a capa e o cigarro
Parecia mais um viado.

O Diabo lá sorrindo
Joe se pos a pensar
Seria mesmo aquele frango
O Diabo a lhe falar?
Sem por muita fé no cão
Resolveu digladiar:

Disse: escute aqui seu moço
Você pode ser o Cão
O Diabo, o Tinhoso
Macumba ou assombração
Satanais ou o Demo
Eu não tenho medo não.
Eu sou Jose Sevirino
O Joe, cabra valente
Vou lhe avisando logo
O senhor saia da minha frente
Que sinão não me seguro
Parto sua cara e seus dente!

O Diabo deu um salto
Soltou bufa, soltou peido
Arrotou nervosamente
Na venta meteu o dedo
E fez, ironicamente:
Aiaiaiaiai que medo!

Joe, moleque velho
Você faz pinta de mau
Coça o saco, fala grosso
Mostrando que é o tal
Mas na verdade não passa
Do clichê ocidental.

Joe disse tudo bem
O que você quer me falar
Satisfeito, o Diabo disse
Tenho muito a lhe ofertar
Ao que Joe respondeu
O que vem o senhor me dar?

D: Venho lhe dar o melhor
Que há nesse mundo oco
E lhe prometo bem muito
Não há de ser nada pouco
De primeira ser mais belo
Do que o Francisco Coco.

J: A beleza que importa
É a beleza interior
Aliás, que ousadia,
Ora, faça-me o favor!
Ta me chamando de feio?
Feio aqui é o senhor!


D: Vê-se logo que o garoto
Não é dos que fácil se engana
Mas pra próxima oferta
Não vai poder dar banana
Pois eu muito facilmente
Encho o seu cu de grana!

J: O dinheiro realmente
É uma bela tentação
Mas é que agora ficar rico
Não é mais minha intenção
Pois eu ando há muito tempo
Com Marx no coração!


D: Se dinheiro não lhe basta
Tenho algo mais profundo
Tu será sempre o primeiro
E nunca mais o segundo
Posso lhe dar o poder
Pra mandar em todo mundo!

J: O senhor é poderoso
Mas não consegue pensar
A melhor coisa do mundo
É comer, dormir e trepar
Se eu mesmo que faço isso
Pra que vou querer mandar?

D: O senhor é mesmo um santo
Difícil de agradar
Mas minha última oferta
Homem algum vai recusar
Te ofereço mais mulher
Que qualquer um pode pegar.

J: O senhor parece esperto
Mas vê-se que burro é o que é
Eu não recusei agorinha
Dinheiro e poder, com fé?
E se eu tenho tudo isso
Eu pego qualquer mulé!

Se eu quisesse tudo isso
Ganhava com minha força e meu canto
O senhor me subestima
E me olha com espanto
Pois percebeu a verdade:
Que eu sou é homem santo!

O Diabo se encolheu
Olhando com irritação
Disse o senhor é forte
Agüentou a tentação
Soube suportar firme
O lero-lero do Cão.

Eu vou voltar para perto
Dos mais fracos que tu
Do fogo quente do inferno
Dos rato e dos urubu
Mas antes faça-me um favor:
Tomá no oi do seu cu!

Dizendo isso o Demônio
Gargalhou meio irritado
Soltou uma nuvem que enxofre
Que encobriu-lhe até o rabo
Quando a nuvem passou
Tinha-se ido o Diabo.

Joe ficou sozinho
Naquele mundo fudido
Pensou em tudo de novo
Que lhe fora oferecido
“Acho que fiz besteira...”
Suspirou, arrependido.


CORDEL É CULTURA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário